Devastação em Chablis

Granizo causou danos extensos na região de Chablis

50% dos vinhedos da região de Chablis foram afetados pelo granizo na última quarta-feira

Imagem Granizo causou danos extensos na região de Chablis

por Sílvia Mascella

O Comitê de Chablis, que é parte da Comissão Interprofissional dos Vinhos da Borgonha, reportou que o forte granizo que atingiu a DOC no final da tarde da última quarta-feira (1º de maio) causou danos expressivos em 50% dos vinhedos da região.

Segundo o informativo, os vinhateiros falam de um cenário de devastação, pois entre 80 e 100% da brotação nas áreas afetadas foram destruídos. “É um desastre. Os canhões de proteção que temos não foram capazes de destruir o gelo completamente”, afirmou Thierry Mothe, do Domaine du Colombier em Fontenay-prés-Chablis.

LEIA TAMBÉM: DO Cava terá reserva de vinho base para enfrentar seca

A Europa toda experimentou fortes contrastes de temperatura nos últimos dias de abril, segundo o Meteored. As temperaturas no começo de mês estiveram superiores aos últimos anos. Na segunda metade do mês as massas de ar frio e chuva (e até neve em alguns locais) se fizeram presentes em terroirs da Itália, da Alemanha e da França onde, em algumas regiões, entre os dias 18 e 19 de abril as temperaturas foram abaixo de zero.

granizo em Chablis
Tocheiros e canhões de ar quente tentam aumentar a temperatura entre as videiras

Vinhateiros de diversas zonas se prepararam para proteger as plantas, que brotaram antes do esperado devido ao calor do início da primavera. Canhões de ar quente, tocheiros entre as plantas para combater a descida do ar frio, cobertura térmica e outros tipos de proteção foram implementados em algumas áreas, mas mesmo com todas elas muitas videiras foram afetadas em Chablis, como já tinham sido afetadas dias antes em outras zonas, como Saint-Emilion. “Neste ano devemos colher 10% de uma safra normal”, disse Cyril Raveau, produtor da Côte-d’Or em entrevista ao canal estatal France3. As estações meteorológicas na região marcaram temperaturas de até 5 graus negativos em Châtillonais e de 2 negativos em Nuits St.Georges apenas alguns dias antes.

palavras chave

Notícias relacionadas