Vinhos da Ilha

O melhor vinho da Sicília, uma jóia do Mediterrâneo

Uma seleção especial para você conhecer o melhor vinho da ilha da Sicília, no mar Mediterrâneo

Maior ilha do Mediterrâneo, a Sicília produz vinhos surpreendentes - (c) Assovini
Maior ilha do Mediterrâneo, a Sicília produz vinhos surpreendentes - (c) Assovini

por Sílvia Mascella

É bem provável que a ilha da Sicília tenha sido uma das principais portas de entrada das videiras, vindas da Grécia e da Ásia através do Mediterrâneo, no continente italiano milênios atrás. Essa história está presente nos templos, nas antigas cidades, no cultivo das oliveiras, das figueiras e das videiras, uma seleção de alimentos antigos, sagrados e valiosos.

Mas a Sicília de hoje que preserva o passado, tem os olhos lá longe no horizonte. É por isso que vai acontecer, entre os dias 9 e 11 de maio, na cidade de Cefalú, o principal evento vitivinícola siciliano, o Sicília em Primeur, com o tema “Cultivar o futuro”, promovido pela Assovini, a Associação Vitivinícola da Sicília.

LEIA TAMBÉM: Produtores de vinho do Etna vão em busca de sua DOCG

Um estudo apresentado nesta semana pelo Nomisma Wine-Monitor em Palermo, revelou que a Sicília possui a segunda maior área de vinhedos da Itália, com extensão de 95.760 hectares cultivados. Mas isso não é o mais significativo para o futuro. Um dado muito importante é que a Sicília é a primeira região do país em superfície total de cultivo de vinhedos orgânicos.

Mesmo com os desafios climáticos (a seca é um dos principais problemas da ilha, além de algumas pragas como o míldio), a vitivinicultura da Sicília resiste e consegue crescer, principalmente com os vinhos brancos e os orgânicos de Denominação de Origem, que tiveram crescimento de exportação de 7% em 2023. Os principais mercados foram os EUA, o Canadá e a Alemanha. Para os vinhos tintos quem mais comprou foi a França e o Reino Unido.

LEIA TAMBÉM: Surpreendente prova de vinhos sicilianos da uva Nerello Mascalese

As principais uvas tintas cultivadas na ilha são a Nero d’Avola, a Frappato e a Nerello Mascalese. Entre as brancas s Catarratto é a principal, mas também são populares a Grillo, a Inzolia e a Carricante. Entre as francesas, Syrah e Chardonnay ganham bons espaços nos vinhedos sicilianos. Veja abaixo uma super seleção de vinhos da Sicília e prepare seu paladar para muitas novidades!

palavras chave

Notícias relacionadas